segunda-feira, 23 de junho de 2008

Livro: A Carne de Deus

carne

"Neste primeiro romance de Afonso Cruz, um thriller satírico e psicadélico, cheio de aventura e suspense, a Maçonaria encontra-se profundamente envolvida numa geometria criminosa, onde é revelado esse enigma nebuloso que tem sobrevivido nos cantos mais escuros da civilização: o consumo da Carne de Deus."

lancamento

Crítica da revista LER:

"Conrado Fortes e Lola Benites são dois personagens que merecem futuro como investigadores -- e como repositórios de pequenas esquizofrenias ou manias. Afonso Cruz reúne outros personagens de mérito, numa galeria de loucos e de acontecimentos que surpreendem o leitor e lhe tiram o tapete, convocando organizações secretas, uma sólida e divertida cultura clássica, uma imaginação delirante e um conhecimento profundo da matéria religiosa. Um primeiro romance promissor."

Crítica da revista "Os Meus Livros":

"O livro de estreia de Afonso Cruz é uma sátira policial, repleta de boas tiradas, como o casamento entre Rigaut e a mulher, umas verdadeiras bodas alquímicas, um casamento entre o espírito e a matéria: ela com espírito de sacrifício e ele com matéria gorda. A imaginação faz-se sentir mais nas frases do que nas constantes reviravoltas da história (que percorre diversos países, até ao Brasil, onde tem lugar uma sequência magnífica sobre o candomblé, incluindo um diálogo indescritível). A própria metáfora do segredo perseguido remete para o dom maior do ser humano, a sua capacidade de imaginar e viajar nas asas do sonho, onde é bom andar sem norte. Até porque as leis são como as rotundas, são para contornar."